segunda-feira, 1 de novembro de 2010

REUNIÃO COM A GERTAL

A Associação de Pais da Escola EB1 nº2 e Jardim de Infância do Montinho esteve reunida com a empresa GERTAL, empresa responsável pelos almoços na cantina das escolas, no dia 14 de Outubro de 2010, juntamente com a Dra. Clara a representar a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a professora Ana Maria enquanto directora da escola EB1 nº2, para se discutir vários problemas que muito estão a preocupar os pais, nomeadamente:

- acesso das viaturas da Gertal ao recinto de recreio e danificação do piso;

- acesso dessas viaturas durante a hora do recreio;

- higiene dos caixotes do lixo;

- pessoal insuficiente durante as refeições;

- talheres insuficientes;

- dispor dos pães não consumidos para o lanche das crianças.


Após discussão dos vários pontos e posição firme por parte da associação, da professora Ana Maria e da Dra. Clara e mesmo intransigente nalguns pontos, transmitindo a disposição dos pais, manifestada nas duas últimas reuniões, de fechar a cadeado os portões caso fosse necessário, resultou no seguinte:

- a viatura da Gertal não mais circulará durante a hora de recreio das crianças, algo que estava a acontecer todos os dias, pois a 1ª volta para distribuição arrancava às 10,55h;

- o acesso ao recinto infelizmente não conseguimos demove-los, pois, segundo eles, põe em causa várias normas, de higiene, ACT, etc, e o contrato que têm com a Câmara permite-lhes esse acesso. Contudo, quanto ao problema do piso, que se degrada de dia para dia, a Dra. Clara vai analisar junto da Câmara a possibilidade da sua recuperação;

- o problema dos caixotes do lixo também vai ser colocado à Câmara para estudarem uma solução mais higiénica;

- vão de imediato colocar mais uma pessoa no refeitório das crianças da escola, ou seja, para além de 7, passa a 8, reforçando também o controlo e apoio às crianças circulando entre os corredores das mesas de refeição;

- os talheres em falta já estão encomendados;

- os pães passarão a ser distribuídos ao lanche. Ficou combinado não fornece-los durante o almoço, uma vez que o tempo que dista do lanche da manhã à hora de almoço é curto, sendo esta refeição suficiente para as crianças. A professora Ana Maria fará passar uma circular aos pais informando esta alteração.


Uma outra questão analisada, e que já tinha sido abordada na associação é a colocação de música durante o almoço. Pela experiência da Gertal este é seguramente um método para reduzir drasticamente o ruído ensurdecedor que existe na cantina. A Gertal fornece para uma escola que optou por este método e o efeito foi de facto muito positivo. Fica portanto aqui o repto para a associação analisar novamente esta solução.


Tivemos ainda tempo para abordar com a Dra. Clara o problema dos pagamentos dos almoços. Transmitimos a posição que muitos pais manifestaram ontem na assembleia, estando mesmo a ser organizados boicotes por parte dos pais para não pagamento. Após análise de várias soluções, nomeadamente:

- a disponibilidade de um funcionário para nos primeiros dois dias úteis de cada mês ir à escola receber, e nos restantes dias até ao dia 8, pelas outras vias já estipuladas, Resposta:
se a disponibilidade dos pais assim o justificar, a comprovar por inquérito a ser enviado aos mesmos, a Câmara vai estudar essa possibilidade seriamente. A professora Ana Maria vai fazer circular esse inquérito;

- transferência bancária com envio por email para a Câmara do comprovativo, Resposta:
sim, é possível!;

- pagamento por referência de multibanco, Resposta:
não é viável porque trás custos acrescidos para a Câmara na criação da referência de pagamento, apesar de já possuir entidade criada. Contudo a Câmara está a preparar um cartão de carregamento por multibanco para ser passado por uma máquina à entrada na cantina;

- pagamento na junta de freguesia, pois está aberta até às 19,00h, Resposta:
não é possível!.


Estamos certos que a resposta dos pais vai ir ao encontro da primeira hipótese pelo que a possibilidade de se continuar a pagar na escola, pelo menos nos primeiros dois dias úteis poderá ser uma realidade.


Apesar de não dar resposta a tudo, ou pelo menos como desejaríamos, pensamos que algumas medidas positivas foram conseguidas, obviamente exigindo de todos nós continuar atentos e a lutar pelas melhores condições para todas as nossas crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário